SECAS DO SERIDÓ

Seca - Problema social

2015 - Açude Gargalheiras, em Acari / RN

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando desemprego. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada.

O êxodo rural é uma realidade (saída das pessoas do campo em direção as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades. A áreas rurais desabitadas na região.

Algumas cidade também sofrem por conta da estiagem, a distribuição de água potável fica prejudicada. Os grandes reservatórios da região do seridó não aguentam tantos anos seguidos de secas. A distribuição fica sendo feita por carros pipa.

A região ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região.

Foto: Fred Carvalho/G1
Secas do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Secas do Seridó